sexta-feira, outubro 02, 2009

notícias do jornal do kleber sampaio....

¨¨Brasil sede das olimpiadas de 2016.¨¨
Brasileiros nesta sexta-feira. Em um dia histórico, o Rio foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016.

Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul receberá os Jogos Olímpicos. O Rio concorreu com Madri (Espanha), na disputa final. Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas.

Durante a apresentação da candidatura do Rio, antes do início da votação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a escolha da capital fluminense aumentaria a autoestima dos brasileiros.

“ Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”, disse Lula ao discursar.

Após a escolha, anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional, o presidente Lula, emocionado, disse: "Se eu morresse agora, já teria valido a pena viver ".

Entusiasmado, Paulo Okamotto, presidente do Sebrae Nacional, disse que o Brasil será “vitrine mundial”. Ele lembrou que também como sede da Copa do Mundo em 2014, “serão, no mínimo, três anos consecutivos de exposição do País, como sede de dois dos maiores eventos desportistas do planeta".

A frase de Okamotto resume o sentimento de satisfação que tomou conta das ruas, praças, praias, bairros, interior e rincões do Brasil, de Norte a Sul, nesta sexta-feira. “Será um momento mágico, porque vamos ter a oportunidade de ter enorme visibilidade internacional e estender as receitas da Copa do Mundo 2014 para além de 2016”, enfatiza Okamotto.

“ Nós teremos a chance fantástica de aprimorar e agregar muito valor à marca Brasil e aos nossos produtos, serviços, cultura, hospitalidade e destinos turísticos", destaca. O Brasil se tornará muito mais conhecido e reconhecido por todo o mundo e isso acarretará em desenvolvimento contínuo e sustentável para o País, complementa o presidente da Instituição.

O setor de turismo será um dos maiores beneficiados, prevê Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional. “A década que se inicia, com a Copa 2014 e a Olimpíada 2016, representará um salto fantástico para o turismo brasileiro, em particular para o Rio de Janeiro, com repercussões positivas em dezenas de outros setores econômicos”, diz.

Toda a imensa cadeia de negócios do País, com grande predominância de micro e pequenas empresas, será beneficiada pelos dois megaeventos no Brasil, segundo Barboza. Os setores de transportes, hospedagem, cultura, entretenimento, gastronomia, artesanato, comércio varejista e diversos segmentos de serviços serão colocados à prova e poderão demonstrar sua qualidade, eficiência e maturidade, faturando muito, como em raras oportunidades.
“O impacto sobre a economia brasileira, e de modo especial do Rio de Janeiro, será muito positivo justificando-se amplamente os elevados investimentos, que serão necessários”, acrescenta o diretor.

Para o superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Sérgio Malta “a vitória da cidade maravilhosa na votação da cidade sede dos Jogos Olímpicos 2016 reflete a confiança no amadurecimento e no crescimento da economia brasileira, a admiração pela nossa diversidade e a aposta num futuro com mais qualidade de vida e dignidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário